A OBESIDADE NEM SEMPRE É EFEITO DE ALTA INGESTÃO CALÓRICA

A obesidade pela alimentação pode ocorrer, basicamente, em duas situações: por aumento da ingestão de alimento ou por um metabolismo diminuído, geneticamente determinado e/ou agravado pelo sedentarismo. Na pessoa com peso estável, por exemplo, a entrada de energia está em equilíbrio com o gasto de energia (metabolismo), ou seja, o valor de calorias nos alimentos equivale ao número de calorias gastas (clique no link azul para entender como funciona o seu metabolismo).

Sabe-se também que, com frequencia, indivíduos obesos têm maior facilidade de fazer gordura com o mesmo excesso calórico que indivíduos magros. Portanto, nem sempre a obesidade é causada por uma alta ingestão calórica. Alguns outros fatores podem contribuir para a obesidade no decorrer da vida de uma pessoa:

1. Distúrbios endocrinológicos como, por exemplo:
Hipotireoidismo: falta de hormônios da tiróide;
• Síndrome de Cushing: excesso de cortisol, hormônio produzido pela glândula suprarrenal;
• Insulinoma: tumor do pâncreas, órgão produtor de insulina;
• Síndrome hipotalâmica: decorrente de qualquer tipo de lesão da região do cérebro responsável pelo controle do apetite - o hipotálamo;
• Síndrome dos ovários policísticos.

2. Alguns tipos de antidepressivos e psicotrópicos;

3. Alguns medicamentos usadas para tratamento de alergia;

4. Corticosteróides: a famosa cortisona;

5. Excesso na administração de insulina em pacientes diabéticos;

6. Alguns hormônios, como progesterona e eventualmente pílulas anticoncepcionais;

7. Estresse crônico;

8. Algumas doenças genéticas raras.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique nelas para ler.

Conteúdo do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Capítulo de endocrinologia. Médico responsável: Prof. Dr. Alfredo Halpern. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte com o link.

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo e/ou imagem sem citar a fonte com o link ativo. Direitos autorais protegidos pela lei.